quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bispo anglicano augura conversão de milhares ao catolicismo


LONDRES, 10 Nov. 10 / 01:25 pm (ACI).- Em declarações ao jornal The Times, o bispo anglicano John Broadhurst –que no fim de ano se incorporará à Igreja Católica– espera que milhares de pessoas seguirão o mesmo caminho em pouco tempo.

"As pessoas vão dizer que tudo está relacionado com (a votação anglicana a favor) da consagração episcopal de mulheres. Esse é o transfundo, mas em realidade está relacionado a uma oferta do Papa que sentíamos que não podíamos rejeitar", afirmou Broadhurst em referência à criação de um ordinariato especial, com estrutura similar a uma diocese, mas sem fronteiras geográficas para acolher os novos conversos do anglicanismo.

Segundo o pastor, "há muita gente interessada. Alguns dizem que vão esperar para ver o que acontece. Eu o entendo. Se as pessoas forem clérigos à frente de uma paróquia e com esposa e filhos, é algo que pode resultar preocupante. Mas suspeito que apesar de tudo milhares, não centenas, de seculares vão passar (à Igreja Católica)".

Broadhurst sustenta que se fez de tudo para obter no anglicanismo uma estrutura separada para as comunidades opostas à consagração episcopal de mulheres, mas não se obteve nada e só o Vaticano ofereceu uma solução quando pediram ajuda à Congregação para a Doutrina da Fé.

"A Igreja Católica vai me dar espaço para viver com dignidade. Explicamos à igreja da Inglaterra (anglicanos) o que queríamos, mas o recusaram. Disseram que não, que eles não eram católicos", indicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário